top of page
Buscar

Alternativas para tratar o "código de barras"

Atualizado: 30 de ago.


ree


Os códigos de barras, comumente assim chamados, são aquelas ruguinhas que se instalam acima do lábio superior. O nome popular se dá por conta da semelhança com os códigos de barras com suas diversas linhas verticais. Também são conhecidas como "linhas de fumante" ( smoker's lines) já que o fato de fumar é uma causa comum para a sua formação, embora qualquer pessoa possa desenvolver essas linhas verticais nos lábios. A exposição ao sol também aumenta a degradação do colágeno e da elastina, blocos de construção essenciais para a estrutura da pele. Com a diminuição da produção, há menos suporte estrutural para a pele, levando a linhas mais pronunciadas no lábio superior e em outras áreas faciais.


Alguns fatores que podem levar aos 'códigos de barras"


  • Genética;

  • Expressões faciais repetidas, como fazer biquinho e sorrir;

  • Problemas dentários;

  • Tocar instrumentos musicais, como gaita e flauta;

  • Secura crônica dos lábios e pele ao redor da boca;

  • Fazer uso contínuo de canudos para tomar líquidos ( chimarrão, etc)


Tratar essas rugas nem sempre é fácil, haja vista que elas estão localizadas numa área extremamente dinâmica, onde há movimentos frequentes. Nós falamos, alimentamos, cantamos, tomamos água,, sorrimos, enfim, uma infinidade de movimentos. Mas mesmo com a dificuldade própria da área, uma das boas opções, são os lasers fracionados ablativos que tratam a epiderme e derme, como o CO2 ou o Erbium. Normalmente é necessária mais de uma sessão e o procedimento demandará de você de 7 a 14 dias de inatividade (pele vermelha/rosada, sensível, descamação) Vale dizer que os lasers são todos diferentes. Os lasers não ablativos, ao contrário destes dois exemplos citados, só tratam a camada superficial da pele e provavelmente, dependendo da profundidade das rugas, não trarão o resultado esperado e será um desperdício de dinheiro.

Há ainda os peelings químicos como o fenol light localizado, com bons resultados, mas requer da mesma forma que os lasers fracionados ablativos, dias de inatividade (cerca de 10 a 15 dias). O fenol light localizado, não é o mesmo da fórmula Baker-Gordon, mas se trata de um fenol atenuado, mas de qualquer forma, você vai precisar ficar de molho em casa por uns dias até a crosta cair. A vermelhidão no local após a queda da crosta, também pode durar um bom tempo para desaparecer., até meses em alguns casos e isso pode ser um incômodo para muitas pessoas, embora seja possível disfarçar com maquiagem.


Vale dizer que a fórmula Baker- Gordon (peeling de fenol profundo com óleo de cróton) continue sendo o tratamento mais eficaz e duradouro para linhas faciais profundas, ele está associado ao risco de complicações graves, como arritmias e cicatrizes distróficas. Já o peeling de fenol atenuado ou fenol light, com concentração mais baixa e aplicado somente numa área da face, ou seja, localizado, é mais seguro e não necessita de acompanhamento sistêmico, por isso pode ser realizado por alguns profissionais da saúde que trabalham com estética desde que tenham a devida capacitação para tal. Mas ainda assim não é indicado para todos fototipos, de pele, pois poderá formar mancha hipercrômica ou hipocrômica ficando com cor diferente do restando do rosto. Se o paciente se expõe muito ao sol, Portanto, é preciso avaliar.


Abaixo um resultado excelente pós fenol light localizado aplicado na região perioral (ao redor da boca) que contempla também os códigos de barra. Observe que a pele ainda está rosada/vermelha e voltará ao normal ao logo dos meses.



ree


ree


Outro peeling que também traz bons resultados para essa área é o peeling de ácido tricloacético.



Ainda como opção de tratamento, que não requer tempo de downtime (tempo de inatividade) é o ácido hialurônico. Para tanto, podemos usar um gel de baixa reticulação ou um skinbooster que é um ácido hialurônico não reticulado de baixo peso molecular. No caso do skinbooster, ele aumenta a elasticidade da pele, deixando-a mais macia e hidratada, com uma aparência mais e saudável. No entanto, os resultados do skinbooster não são imediatos. Costumam aparecer em torno de 30 dias e precisam de 2 ou 3 sessões para obter o resultado. Já se tratando do preenchedor de ácido hialurônico, estes têm poder volumizador. Portanto, colocar preenchimento com gel de ácido hialurônico mesmo de baixa reticulação nos códigos de barra, somente em doses muito pequenas, pois o volume poderá pesar sobre o lábio superior do paciente, e seu sorriso ficar encurtado, além de aumentar a distância entre o lábio superior e o nariz. Dessa forma, se o paciente tem muitas rugas nessa região, sobretudo, profundas, não é aconselhável, pois demandará muito produto para tratar e, maior volume, pode trazer um aspecto de bico de pato que não é nada agradável.


Nesse sentido, quando se trata de uso de gel preenchedor, não se deve pensar que os códigos de barra sumirão como num passe de mágica, porque não irão na maioria das vezes. A obtenção de resultados de aparência natural e que prezem pela segurança, requer uso de pouco gel. Isso significa dizer que se seu objetivo é ver os códigos de barra apagados da sua face com o preenchedor, quase sempre você ficará frustrado. O que você deve esperar é a redução. Outro ponto é que quando adicionamos o preenchimento acima dos lábios, quase sempre precisamos abordar a perda de volume nos lábios também, pois quase sempre se não o fizermos, também contribuirá para que a área do lábio superior pareça pesada e/ou desproporcional. Outra coisa que podemos fazer é uma abordagem conjunta, fazendo um peeling localizado e depois usar uma quantidade de gel na área.


Agora vamos às restrições para a aplicação do gel de ácido hialurônico. Mas como assim, não é todo mundo que pode se submeter à aplicação de gel de AH? Na verdade não. Pacientes com alergia conhecida a produtos à base de ácido hialurônico não devem ser submetidos ao tratamento, nem pacientes com distúrbios hemorrágicos ou doenças de pele ativa, como inflamação, infecção ou tumores na área a ser tratada ou próximo a ela.  O géis de ácido hialurônico não foram testados em mulheres grávidas ou em fase de amamentação, por isso também não são recomendados para esse grupo.


Ainda, embora o tratamento com gel de baixa reticulação possa ser usado em várias pessoas nos "códigos de barra", se alguém, tem naturalmente uma área do lábio superior cheia ou longa/proeminente, então o preenchimento nessa região pode não ser adequado. É preciso avaliar cada caso e ver se há indicação ou não para tratar com preenchedor.


Outra opção para tratar os códigos de barra, seriam os fios de PCL (que são similares ao fio de PDO), a diferença é que o primeiro é feito com a substância policaprolactona e o segundo, com polidioxanona. Eu prefiro os PCL por dois motivos: são translúcidos/brancos e de acordo com as pesquisas cientificas, em tese seu efeito tem maior duração. A desvantagem é que para surtir efeito, é preciso muitos fios, o que eleva o custo.


O fato é que cada pessoa pode demandar um tratamento diferente. Não existe um melhor produto ou melhor tratamento pra todo mundo. O que existem são produtos e tratamentos que funcionam melhor ou pior para esta e aquela pessoa, pois cada um tem uma necessidade e reage de maneira diferente a cada um dos produtos disponíveis. É preciso avaliar cada caso e suas peculiaridades com critério e responsabilidade.




ree

Tratamento realizado com preenchedor de baixa reticulação após 30 dias



Vale ressaltar que não podemos interromper o processo de envelhecimento, mas com um plano de tratamento eficaz e adaptado às necessidades de cada pessoa, é possível, suavizar as ruguinhas dessa região. Eliminar por completo, dependendo o caso, não é possível, por questões estéticas e de segurança, a não ser por meio de peelings ou lasers mais agressivos/profundos, que demandaram o afastamento das atividades fora de casa.


Os procedimentos que eu realizo para essa área são: peeling de fenol light localizado, peeling de TCA, gel de ácido hialurônico de baixa reticulação (quando são poucas rugas, pra não colocar muito produto), skinbooster (gel de AH não reticulado em 2 ou 3 sessões) e fios de PCL. Ou como disse mais acima, fazer abordagem conjunta, ou seja, a combinação de tratamentos que ajudam a potencializar os efeitos. Podemos utilizar peelings previamente e depois finalizar com preenchedores ou realizar peelings e depois utilizar os fios.


E pra você que é jovem e já tem ruguinhas superficiais acima dos lábios, o retinol ou a tretinóina são opções que costumam trazer bons resultados, sem precisar fazer uso do gel de ácido hialurônico injetável ou peelings mais fortes.


Abaixo compartilho com vocês um trecho de como realizo o procedimento usando o ácido hialurônico (skimbooster ou de baixa reticulação).




Mas volto a dizer que ao tratar os "códigos de barra" utilizando o gel de ácido hialurônico nem sempre teremos bons resultados, pois depende da quantidade e profundidade dessas rugas e, além disso, por ser uma área bastante dinâmica, com o movimento repetitivo, o efeito pode desaparecer mais rápido do que o desejado. A vantagem é a rapidez e o tempo quase nenhum de inatividade. Digo quase nenhum, porque o inchaço e os roxinhos (equimoses/hematomas), quase sempre existem se tratando de preenchimentos, principalmente nessa área. Por mais delicado que o profissional seja, e injete superficialmente, há uma gama de pequenos vasos nessa região, que são atingidos quando se adentra com a agulha na pele causando os roxinhos e isso pode atrapalhar a rotina de algumas pessoas também. Já apliquei em mim, ou seja, já passei pelo processo, fiquei roxa, tive inchaço no lábio superior, por conta da proximidade, por 3 dias, mas fiquei satisfeita com o resultado final.


Pra quem pode ficar em casa por cerca de 10 dias, de modo geral, os peelings químicos trazem melhor resultado para os códigos de barra/linhas de fumante, desde que não tenha outras restrições.


ree

Kênia Colares é graduada em Nutrição, Biomedicina com habilitação em Estética, Ciências Biológicas Pedagogia, Teatro e pós- graduação em Fitoterapia, Procedimentos Estéticos Injetáveis, Nutrição com Ênfase em Obesidade e Emagrecimento, Nutrição Clínica, Estética e Cosmetologia e Literatura Infantojuvenil. É também Técnica em Paisagismo pelo INAP e, nas horas vagas adora projetar jardins e escrever livros para a infância. Já publicou 33 obras literárias para a infância, algumas inclusive, com foco em educação alimentar.. E quando sobra tempo, ainda produz novos títulos.


-----------------------


Referências


  1. Koblenzer CS. Clin Dermatol 1996;14(2):171–7.; Matsubara et al. Skin Res Technol 2012;18(1):29–35.; Finn CJ et al. Dermatol Surg 2003;29(5):450–455.

  2. Gubanova EI et al. J Drugs Dermatol 2015;14(3):288–98.

  3. Kerscher M et al. Dermatol Surg 2008;34(5):720–6. 

  4. Lee BMet al. Arch Plast Surg2015;42(3):282–287

  5. Gubanova EI et al. J Drugs Dermatol 2015;14(3):288–98.

  6. Williams S et al. J Cosmet Dermatol 2009;8(3):216–25.

  7. Gubanova EI et al. J Drugs Dermatol 2015;14(3):288–98.

  8. Gubanova EI et al. Estética Med 2010;1:94-98.

  9. WuY et al. J Cosmet Dermatol 2020;19(7):1627-1635.

  10. Gubanova EI et al. J Drugs Dermatol 2015;14(3):288–98.   


 
 
 

Comentários


© 2024  Kênia Colares

bottom of page