top of page
Buscar

Glicação e o envelhecimento da pele


ree



Você já ouviu falar em glicação? A glicação é o processo em que as moléculas de açúcares e carboidratos unem-se a uma proteína, fazendo com que ela não consiga mais desempenhar seu papel no organismo, perdendo sua função biológica e tornando-a tão prejudicial quanto os radicais livres. E quando a glicação ocorre? Quando há excesso de açúcar. Quando há açúcar no sangue além do que nossa insulina pode suportar, a glicação acontece. E ela afeta a parte da nossa pele que mantém a elasticidade, o colágeno e a elastina. Quando essas duas proteínas se ligam aos açúcares excedentes, elas se tornam mais fracas e os sinais de envelhecimento se tornam mais aparentes; a pele fica mais seca e menos elástica, causando rugas e flacidez.


Quanto mais essa glicação ocorre em nosso corpo, mais rápido nossa pele envelhece. Isso é particularmente prevalente para pessoas com diabetes, pois elas têm mais dificuldade em controlar seus níveis de açúcar no sangue e os cientistas descobriram que elas tendem a envelhecer mais rapidamente do que aquelas sem alto nível de açúcar no sangue. Os pesquisadores Peter Ulrich e Anthony Cerami, analisaram a idade percebida pelas pessoas e relacionaram isso com seus níveis de açúcar no sangue. Os resultados mostraram que aqueles com níveis mais altos de açúcar no sangue eram vistos como mais velhos do que aqueles com níveis mais baixos.


Mas é preciso deixar claro que o fator envelhecimento está associado a várias causas e não unicamente ao açúcar. Todos nós se não morrermos antes, envelheceremos. O envelhecimento é parte natural do ciclo da vida. No entanto, ele pode ser postergado, minimizado. E reduzir o consumo de açúcar é uma das escolhas que somam nesse sentido. Dessa forma, não só reduzir a quantidade de açúcar, mas também optar por tipos melhores, como o açúcar mascavo que conserva vitaminas e mineiras, ao contrário do açúcar branco. Usar o chá ou adoçante de Stévia rebaudiana, (estévia), também é uma forma de revezar com o açúcar mascavo e ainda o eritritol e outras opções de adoçantes não calóricos, dando preferência aos naturais como esses dois que citei (stevia e eritritol).


E mesmo que você adicione pouco açúcar aos seus preparos, seja café, sucos, bolos, etc; é preciso ficar de olho nos rótulos dos produtos industrializados que você compra, como também estar atento às massas prontas para o preparo de bolos, refrigerantes, sucos, iogurtes e outras bebidas que já vêm prontas e muitos outros produtos, porque a maioria deles têm grande quantidade de açúcar em sua composição. Dessa forma, é importante reduzir o consumo de alimentos industrializados e ao mesmo tempo estar atento à quantidade de açúcar presente nos mesmos na hora da compra.


A verdade é que há muitos benefícios em cortar a adição de açúcar das suas bebidas ou receitas, mas se você não consegue ou não quer abrir mão, pode fazer escolhas melhores para a sua saúde que consequentemente irão ajudar a retardar os efeitos do envelhecimento e melhora a saúde como um todo. De modo geral, recomenda-se no máximo 10% das calorias diárias provenientes do consumo de açúcar. Considerando uma dieta de 2.000 calorias, esse percentual equivale a 50 gramas de açúcar por dia (cerca de dez colheres de chá). Mas isso é uma recomendação geral, é preciso tratar cada pessoa de forma individualizada. E o ideal é que consumamos o mínimo de açúcar possível, sobretudo, aqueles provenientes de produtos industrializados, principalmente as bebidas que contém quantidade significante de açucares. Veja o quadro abaixo:


ree

Fonte: Ministério da Saúde



Atualmente o Brasil é o maior consumidor de açúcar do mundo, cerca de 150 gramas por dia e a maior parte proveniente das bebidas industrializadas! Veja se não é preocupante... E você e eu não precisamos engrossar essa estatística. Podemos fazer diferente e reduzir muito essa média. Nossa pele e saúde em geral, agradecem!


Ainda, vale destacar que pesquisas evidenciaram que o fato de dormir bem ajuda a diminuir os danos causados pela glicação, da mesma forma que o relaxamento e o lazer. Como sempre, um conjunto de fatores associados, farão você envelhecer melhor. E a alimentação é uma das mais importantes no conjunto da obra.


Se cuide!


------------------------------------------------------------------------


Kênia Colares é graduada em Nutrição, Biomedicina com habilitação em Estética, Ciências Biológicas Pedagogia, Teatro e pós- graduação em Fitoterapia, Procedimentos Estéticos Injetáveis, Nutrição com Ênfase em Obesidade e Emagrecimento, Nutrição Clínica, Estética e Cosmetologia e Literatura Infantojuvenil. É também Técnica em Paisagismo pelo INAP e, nas horas vagas adora projetar jardins e escrever livros para a infância. Já publicou 33 obras literárias para a infância, algumas inclusive, com foco em educação alimentar.. E quando sobra tempo, ainda produz novos títulos.



REFERÊNCIAS:



High serum glucose levels are associated with a higher perceived age. Available in: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/22102339/



ULRICH, Peter; CERAMI, Anthony. Protein Glycation, Diabetes and Aging. Recent Progress in Hormone Research, v. 56, n. 1, p. 1-22, 2001. Available in: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/11237208/


High serum glucose levels are associated with a higher perceived age. Available in: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/22102339/

 
 
 

Comentários


© 2024  Kênia Colares

bottom of page