top of page
Buscar

Hematoma após preenchimento facial é normal?

Atualizado: 30 de ago.


ree

Debaixo da nossa pele há um maravilhoso sistema vascular, composto por centenas de vasos sanguíneos que transportam sangue e linfa (líquido originado no sangue composto por lipídios e proteínas que circula pelos vasos linfáticos) pelo organismo. Estes vasos são conhecidos como artérias, veias e vasos capilares.


ree

E o que é um hematoma?


O hematoma é um acúmulo de sangue debaixo da pele que se forma geralmente após algum trauma, seja uma pancada, cirurgias, enfermidades, entre outros, como os procedimentos estéticos. Uma pequena batida em qualquer lugar do corpo é suficiente para gerar um hematoma. Dessa forma, é quase certo (há exceções, é claro) que um preenchimento gerará algum hematoma, ainda que muito discreto. E isso vale tanto para o preenchedor com ácido hialurônico (AH) quanto para os bioestimuladores, porque o extravasamento de sangue, típico do hematoma, é causado pelo trauma da agulha, principalmente, não pelo produto. Portanto, o hematoma pode ocorrer com a simples introdução de uma agulha com uma seringa vazia em algum desses vasos. Quando se atinge algum vaso, há um trauma que gera o extravasamento de sangue e quanto mais extravasamento de sangue, mais roxo ficará. Em outras palavras, quanto mais sangue passa na área atingida, mais escura será a coloração do hematoma.



No caso de preenchedores, isso ocorre na maioria das vezes, por conta da agulha, que é um objeto cortante, mas também é possível que ocorra um hematoma mesmo utilizando uma cânula, que é um objeto não perfurante, de ponta romba (arredonda/não afiada). Nesse caso isso se dá, por dois motivos. Um deles não pela cânula diretamente, mas pelo orifício que é feito com a agulha antes, para entrada da cânula. O outro, seria quando se introduz a cânula fazendo movimentos bruscos. Mas se o injetor for muito gentil ao introduzir a cânula, certamente, o hematoma se dará em virtude da perfuração feita com a agulha, que é o que mais acontece. As cânulas, inclusive ajudam a minimizar os hematomas, na maioria das vezes.



ree

Paciente de 54 após preenchimento do sulco nasogeniano (bigode chinês) apresentando

hematoma no lado direito da face, sem oclusão vascular



Os hematomas ocorrem com qualquer produto, seja ou não de boa procedência. Preenchedores como Juvedérm e Restylane, por exemplo, marcas muito boas que estão entre as que utilizo, conhecidas e respeitadas no mundo todo e que são registradas na ANVISA, tem inúmeros casos de hematomas relacionados ao seu uso, reportados nas publicações cientificas e confirmados pela prática clínica de diversos profissionais injetores estéticos em diversos países. Uma dessas publicações, fez uma revisão de 19 ensaios clínicos randomizados publicados nos bancos de pesquisas que elencavam eventos adversos dos preenchedores à base de ácido hialurônico, entre eles  Juvederm, Restylane, Voluma e Belotero, tais como: inchaço, dor, eritema, hematomas, caroços, dureza, sensibilidade, coceira e descoloração da pele no sulco nasolabial (nasogeniano), terço médio da face, linha perioral (ao redor da boca/códigos de barra), região labial e outras partes da face. O estudo destaca a prevalência de efeitos adversos comuns que podem resultar de preenchimentos dérmicos de AH, como Juvederm ou Restylane, enfatizando assim a importância de os profissionais de saúde explicarem os riscos e benefícios aos pacientes.


Como se vê, o hematoma pode ocorrer com qualquer preenchedor, pois não são eles os causadores de hematomas, como já mencionado, mas o trauma no vaso sanguíneo.



ree

Comentário de médico cirurgião John J. Martin no RealSELF (página traduzida)



De igual modo, vale salientar que hematomas podem acontecer mesmo com injetores experientes e cautelosos, sejam eles biomédicos, esteticistas, médicos, odontologistas, enfermeiros, e demais profissionais da área da saúde que podem atuar com injetáveis no Brasil, de acordo com a legislação e regras de seus próprios Conselhos profissionais. Há uma gama de gente capacitada, com conhecimento anatômico, que está em contínua capacitação na área de injetáveis estéticos, e que mesmo se valendo de todo cuidado para minimizar os riscos de hematomas, se deparam com eles.


ree

Comentário de médico sobre hematomas no RealSELF (página traduzida)



ree


Eu já tive pacientes que tiveram hematomas e outros que não tiveram. Já tive casos que usando a mesma marca, aplicando no mesmo local e usando praticamente a mesma quantidade de preenchedor, um paciente teve hematoma e o outro não. E quando há hematoma, cada pessoa o manifesta de uma forma, uns são menores, outros maiores, mais claros, mais escuros, mais doloridos, menos doloridos, enfim, uma gama de variedade.


Mas de modo geral, o hematoma se apresenta na cor roxa (tons de roxos variam) inicial (devido à presença de desoxihemoglobina) e normalmente sofre mudanças de cor ao longo do tempo à medida que o grupo heme é degradado - primeiro em biliverdina (verde), depois em bilirrubina (amarelo alaranjado) até desaparecer. Ele normalmente vem acompanhado de dor leve a moderada e edema (inchaço) que vão reduzindo com o passar do tempo.




FAORES ENVOLVIDOS NOS HEMATOMAS ALÉM DA AGULHA (OU CÂNULA)


Existem alguns fatores que contribuem para hematomas ao administrar injetáveis ​​cosméticos.


Clima quente:
Quando o clima está quente isso aumentará a quantidade de fluxo sanguíneo na pele dos pacientes, porque a pele é o órgão que mantém o corpo fresco. Em dias quentes, as veias dilatam e há mais fluxo sanguíneo pela pele. Por sua vez, isso significa que há mais sangue vazando desses vasos dilatados se eles forem perfurados por uma agulha, portanto, a probabilidade de hematomas aumenta devido às temperaturas elevadas.


Nervosismo

A quantidade de sangue que flui através da pele também é afetada pelo débito cardíaco, ou seja, a quantidade de sangue bombeado pelo coração por minuto. Se o seu paciente estiver nervoso, por exemplo, ele pode ter uma frequência cardíaca elevada e bombear o sangue mais rapidamente, o que pode resultar em maior probabilidade de hematomas.


Medicação

O tipo de medicamento que o paciente pode estar tomando para outras condições médicas subjacentes pode afetar a taxa de coagulação. Medicamentos antiagregantes plaquetários e os anticoagulantes, que produzem uma taxa retardada de coagulação. fazendo com que o sangue fique mais ralo devem ser evitados. Exemplos: AAS (ASPIRINA), Clopidogrel, Marevan, Xarelto, Eliquis.


Descontinuar anticoagulantes não essenciais, como a Aspirina, desde que não o tomem para fins terapêuticos (como história de infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral, coágulo sanguíneo ou fibrilação atrial) é uma das recomendações antes dos preenchimentos.



Chás, suplementos e alimentação

Da mesma forma que medicamentos podem aumentar a dilatação, fazendo com que mais sangue escape, chás, suplementos e alimentos também fazê-lo. Alguma vitaminas e ervas estão também associadas a um efeito anticoagulante, como vitamina E, ginseng, centella asiática, alho, cebola, gengibre, ginko biloba, óleos de peixe, camomila, canela, entre outros.


Deficiência de Vitamina C:

A vitamina C atua na produção do colágeno, proteína que dá resistência e sustentação aos vasos sanguíneos. Quando os níveis dessa vitamina estão baixos, o colágeno é produzido em menor quantidade e os vasos ficam mais frágeis, causando sangramentos maiores quando ocorrem os pequenos traumas.



Envelhecimento

O envelhecimento provoca o enfraquecimento tanto da parede dos vasos como das estruturas ao seu redor que os protegem. A pele se torna mais frágil. Esse enfraquecimento é associado a uma produção menor de colágeno pelo organismo, favorecendo a ruptura do vaso mesmo nos pequenos traumas.



Enfermidades

Algumas doenças também podem cursar com plaquetopenia ou disfunção plaquetária, entre elas podemos citar: leucemia, dengue, DRC (doença renal crônica. Esses distúrbios das plaquetas favorecem o aparecimento de roxos pele.



QUANTO TEMPO LEVA PARA UM HEMATOMA DESAPARECER?

Não é possível precisar o tempo de desaparecimento dos hematomas, mas pequenos hematomas geralmente regridem em poucos dias. Quanto maior o hematoma, maior o tempo  para  desaparecer. De qualquer maneira ele irá desaparecendo ao longo dos dias ou semanas à medida que a bilirrubina se liga à albumina e é transportada para o fígado para reciclagem.


COMPRESSAS FRIAS AJUDAM?


Eventualmente, em casos de hematomas maiores, pode ser feita uma compressa fria ou bolsa de gelo nas primeiras 24h  pós preenchimento. O gelo tem ação anestésica e ajuda a reduzir o hematoma no local atingido.


Quando esses vasos se deparam com a temperatura fria da compressa, sofrem espasmos, contraem e diminuem o fluxo dos respectivos fluídos. Com isso, o local lesionado não sofrerá acúmulo de líquido.



COMO DISFARÇAR UM HEMATOMA?



O hematoma normalmente é algo que incomoda o paciente, principalmente se for de grande extensão. Ninguém quer ficar com a aparência de que saiu de uma briga. E ademais, por questões estéticas, ficar com uma mancha roxa dias a fio no rosto, não é algo muito agradável, afinal estamos falando de uma área exposta, que todos veem, inclusive nós mesmos temos que encará-la ao olhar no espelho. Já um hematoma numa perna ou braço por exemplo, locais que podem ser facilmente cobertos, é mais tranquilo de lidar. Não ter que ficar vendo o hematoma ajuda muito.



Mas o hematoma na face podemos dar uma camuflada com a maquiagem. Você pode passar uma base de boa fixação primeiro, depois sobre ela um corretor com tom alaranjado e por cima dele, finalizando, uma base que combine com o tom de sua pele. Se quiser, ainda pode complementar com um pó para ajudar na fixação.


É interessante usar um movimento de pressão para aplicar usando a esponja e não um movimento de deslizar. Dessa forma não levantará a maquiagem. Assim que o hematoma começar a mudar de cor, você precisará de uma cor diferente para corrigi-lo. Se ficar verde, o corretivo rosa/pêssego ajudará. Se ficar azul, um corretivo amarelo/laranja ajudará.



Outras considerações


O hematoma é uma coisa que me assusta também. Como de uns anos pra cá sou eu mesma quem faço meus próprios preenchimentos, já senti na pele alguns hematomas, mas confesso que quando eles ocorrem nos meus pacientes, me afetam muitíssimo mais. O meu desejo é que eles não passem por isso. Apesar deste efeito colateral ser aparentemente insignificante, os hematomas podem afetar negativamente o bem-estar do nosso paciente.



ree

Um dos meus próprios hematomas




Por isso antes de qualquer tratamento injetável a possibilidade de hematomas e outros efeitos colaterais deve ser claramente informada ao paciente, para que com seu consentimento consciente possamos realizá-lo. Os hematomas podem atrapalhar nossos pacientes saírem por algum tempo, podem prejudicar sua vida social e outros compromissos, e então esse tratamento pode ou não ser do interesse deles. Se o impacto no bem-estar dos pacientes for demasiado elevado, certamente poderia ser uma decisão melhor não tratar.


Como não é possível garantir se haverá ou não hematoma, embora podemos garantir ao paciente que faremos a nossa parte, é preciso ter em mente que ocorrendo, eles podem durar dias ou semanas e, para o paciente não ter que ficar explicando para as pessoas do que aquilo se trata ou ainda ter olhares assustados em sua direção, ou ainda se sentir constrangido porque ainda vivemos com algum estigma em torno do uso de tratamentos injetáveis; talvez o ideal seja fazer o preenchimento em períodos de férias, onde se possa ficar mais recluso, sem ter que sair de casa todos os dias.


Temos que trabalhar para pagar nossas contas, mas de modo algum podemos deixar o dinheiro falar mais alto. Devemos amar as pessoas que em nós depositam sua confiança e não os numerários. E mesmo que honestamente acreditemos que o resultado daquele procedimento, possa deixar o paciente feliz, o impacto negativo do processo pode sobrepujar o resultado final. Então é necessário avaliar com cautela junto a ele o quanto um hematoma poderá afetá-lo.


Devemos enquanto profissionais da área de injetáveis estéticos, tentar evitar os hematomas, o tanto quanto possível, é claro, tomando os cuidados para minimizar as chances de ocorrência, mas se mesmo assim acontecer, é nosso dever apoiar os nossos pacientes de forma adequada. Isso inclui penso eu, acompanhá-los em todo o processo, dando apoio emocional e completando as orientações para que possam se sentir seguros. Precisamos garantir a eles que estamos fazendo tudo o que podemos para que se sintam melhores neste processo de recuperação.


Nesse sentido, faz parte orientá-los sobre o uso de pomada Hirudoid 3x ao dia no local ou Reparil ou Trombofob que costumam ser eficiente para auxiliar no desaparecimento dos hematomas. Entre outras, o profissional injetor deve também orientá-lo a fazer o teste de suprimento de sangue pressionando o local em casa no decorrer dos dias, para verificar como está a circulação na área do hematoma, pois ele poderá esconder também uma oclusão vascular, que é algo mais grave e que precisa ser tratada com hialuronidase, o quanto antes, para evitar uma necrose. A necrose vascular após aumento de tecidos moles com preenchimentos faciais é extremamente rara, com apenas alguns casos relatados na literatura, mas os profissionais que oferecem esse procedimento precisam ser bem versados ​​nos protocolos de tratamento. Acompanhar o desenrolar do hematoma dia após dia é, portanto, de suma importante, para evitar problemas maiores ao paciente. Eu acompanho meus pacientes pelo WhatsApp durante todo o processo e ao sinal de qualquer alteração incomum, posso entrar com o agente reversor em tempo hábil.


______________________________________


Kênia Colares é graduada em Nutrição, Biomedicina com habilitação em Estética, Ciências Biológicas Pedagogia, Teatro e pós- graduação em Fitoterapia, Procedimentos Estéticos Injetáveis, Nutrição com Ênfase em Obesidade e Emagrecimento, Nutrição Clínica, Estética e Cosmetologia e Literatura Infantojuvenil. É também Técnica em Paisagismo pelo INAP e, nas horas vagas adora projetar jardins e escrever livros para a infância. Já publicou 33 obras literárias para a infância, algumas inclusive, com foco em educação alimentar.. E quando sobra tempo, ainda produz novos títulos.





 
 
 

Comentários


© 2024  Kênia Colares

bottom of page