top of page
Buscar

Toxina botulínica no terço superior da face: o que ela trata e o que ela não trata

Atualizado: 30 de ago.



ree

A nossa face é subdivida em 3 terços: superior, médio e inferior. O terço superior engloba a testa e as sobrancelhas).


Nessa região, como em outras da face, com o passar dos anos, surgem linhas ou rugas que marcam nossa pele. Essas rugas podem ser estáticas ou de movimento. Estas últimas, são aquelas que como o próprio nome já diz, surgem APENAS COM O MOVIMENTO, quando fazemos uma expressão como a cara de bravo, de surpresa, rimos, choramos, entre outras e e depois que ficamos com o semblante em repouso, elas somem.


Por outro lado, existem aquelas rugas que se formam na nossa face, inclusive no terço superior, em caráter fixo. São as chamadas rugas estáticas. Elas são permanentes, ou seja, já marcam a pele de forma definitiva e podem ser vistas mesmo quando o rosto está em repouso.


Estas últimas a toxina botulínica não é capaz de tratar. E por que? Porque o "Botox" é uma neurotoxina que age bloqueando temporariamente os sinais nervosos que controlam a contração muscular. Quando injetada em pequenas quantidades em músculos específicos do rosto, a toxina reduz a atividade desses músculos, o que suaviza as linhas de expressão, formadas pela atividade muscular. E como as rugas estáticas já estão ali instaladas, quer coloquemos o músculos pra trabalhar ou não, de modo geral, a toxina não faz efeito sobre elas. E por que falo de modo geral? Porque mesmo não sendo capaz de eliminar essas rugas estáticas o "Botox," ao relaxar a musculatura subjacente, acaba suavizando-as também, mas essa suavidade pode não atender as expectativas. Normalmente quando as rugas estáticas não são muito profundas, o Botox suaviza bem, tornando-as quase imperceptíveis, mas quando já estão muito profundas, é quase certo que ficarão ainda evidentes, demandando outro tratamento para atenua-las.


Veja esse primeiro exemplo. Na foto temos uma mulher de 35 anos cujas, rugas estáticas na testa (fronte) após a ação da toxina botulínica praticamente desapareceram.



ree

Agora observe essa senhora,. Perceba que o Botox suavizou bastante as rugas estáticas, mas ainda assim elas estão visíveis. E não há nada de errado nisso, apenas uma realidade: pessoas diferentes, resultados diferentes. De um lado uma pessoa mais jovem com rugas estáticas mais suaves, e outra mais madura com rugas estáticas mais profundas. Logo, não é de se estranhar resultados distintos.



ree


E é importante que as pessoas saibam disso, porque muitas vezes pensam que ao aplicar o BOTOX na testa, todas as rugas que existem ali desapareceram como um passe de mágica, exatamente como a da foto que viram na internet ou como o resultado do vizinho ou da colega de trabalho. Por essas e outras, as expectativas precisam ser trabalhadas, para que não haja uma frustração. Há muitas expectativas irreais, por falta de conhecimento, por isso compartilho isso com você que me lê. Temos que ter sempre em mente que cada pessoa é única. Temos músculos, rugas, pele, até a contração dos nossos músculos, pode ser mais forte ou menos forte.


Então esteja ciente: quando fizer o "Botox" na testa e na glabela (região entre as sobrancelhas)nem todas as rugas que estão lá irão sumir. Seria ótimo se isso acontecesse, mas se as rugas já estão ali muito profundas e marcadas, é quase certo que irão ficar, ainda que mais suaves. Se isso estiver tudo bem pra você, ótimo! Mas caso queira tentar atenuá-las um pouco mais, há alternativas para isso, como os fios de PDO ou PCL e os skinboosters, por exemplo. Mas isso é assunto para outra hora. Nos vemos em um próximo post.


-------------------------

Kênia Colares é graduada em Nutrição, Biomedicina com habilitação em Estética, Ciências Biológicas Pedagogia, Teatro e pós- graduação em Fitoterapia, Procedimentos Estéticos Injetáveis, Nutrição com Ênfase em Obesidade e Emagrecimento, Nutrição Clínica, Estética e Cosmetologia e Literatura Infantojuvenil. É também Técnica em Paisagismo pelo INAP e, nas horas vagas adora projetar jardins e escrever livros para a infância. Já publicou 33 obras literárias para a infância, algumas inclusive, com foco em educação alimentar.. E quando sobra tempo, ainda produz novos títulos.


 
 
 

Comentários


© 2024  Kênia Colares

bottom of page