
Assim como o rosto, as mãos são uma parte altamente visível do corpo, sujeita ao envelhecimento visível devido à exposição solar, condições ambientais como tabagismo e diminuição do volume. A atrofia dos depósitos de gordura, juntamente com a perda da elasticidade, vai deixando-a mais translúcida, logo, as veias, articulações e tendões aparecem mais proeminentes e os ossos tornam-se mais visíveis.
As mãos envelhecem aproximadamente na mesma proporção que o rosto, e muitos pacientes que já recebem injeções faciais procuram o rejuvenescimento das mãos para equilibrar a aparência mais jovem do rosto com mãos mais jovens. Veias e tendões tornaram-se menos aparentes após as injeções.
Para o rejuvenescimento dorsal das mãos, a hidroxiapatita de cálcio (CaHA) e o gel de ácido hialurônico (AH) são uma boa alternativa para melhorar a aparência, restaurando o volume.
A CaHA se apresenta em microesferas e proporciona volume e correção imediatos quando não diluída ou na diluição 1:1, e ainda, por ser um bioestimulador, faz com que haja formação de colágeno e elastina ao longo de vários meses. Já o AH (Restylane Lyft) também aprovado pelo FDA, para o uso no dorso nas mãos e, embora não estimule colágeno e elastina como a CaHA, cumpre o papel de volumizar, trazendo um aspecto mais rejuvenescido.
O procedimento é indolor, utilizando anestésico local e posterior introdução de cânula que distribui de maneira uniforme o fármaco sobre o dorso das mãos. O uso cânula na lâmina superficial dorsal permite evitar os tendões e vasculatura presentes, enquanto se coloca o produto onde é necessário, sem entrar em contato com as bainhas dos tendões ou comprimam a vasculatura.
Inchaço com os dois produtos é comum de ocorrer após o preenchimento. Algumas pessoa incham mais, outras menos. No caso do CaHA é comum também eritema (vermelhidão). Já hematomas, podem surgir, embora sejam mais raros por conta do uso da cânula. Após o tratamento, o trabalho intenso com as mãos deve ser evitadas por uma semana ou mais para não aumentar o inchaço. Talvez necessitará de alguém para fazer alguns trabalhos pra você nos dois primeiros dias, quando o inchaço costuma ser maior, enquanto descansa as mãos de tarefas mais árduas.
O tratamento CaHA ou AH no dorso da mão, não interfere na avaliação radiográfica dos ossos, conforme estudo.
Tratamento das mãos com volumização e peeling
A técnica utilizada por mim para o preenchimento do dorso das mãos é a técnica de leque proximal-distal, partindo do carpo através de um único orifício até a região metacarpo-falángica, de forma superficial, depositando o produto através de retroinjeções com uma cânula (ponta não cortante). A lâmina superficial dorsal onde o produto é entregue, fica a 1 mm de profundidade da superfície da pele. E esta camada é separada da superfície veias e os ramos nervosos sensoriais pela fáscia superficial dorsal. Esta é minha técnica de preferência, pois está associada a menos intercorrências conforme os estudos.
Quanto tempo dura o efeito do preenchimento?
Não há uma duração única para todas as pessoas, em ambos os produtos, pois depende de uma série de variáveis. Há pacientes cujo efeito dura 6 meses, outros até 12 meses. E há pessoas que respondem melhor a um produto do que outro. O ideal é experimentar e ver como cada um responde. E após o efeito terminar, pode se optar por aplicar o outro produto.
Qual a quantidade de produto é necessária para obter o efeito desejado?
Também depende muito. No caso da CaHA muitas pessoas têm um resultado satisfatório com 1 única seringa por mão. Há outras que irão precisar de 2 ou até 3 por mãos ( 4 ou 6 seringas), aplicadas em intervalos de 2 a 3 meses o que torna o custo mais tratamento( cerca de 2400 a 3600). No caso do AH, a média é de 1 a 3 ml por mão. Dependerá do nível de perda de gordura da mão, do quão evidentes são os tendões e veias. Importante lembrar sempre, que não é possível "eliminar"/esconder todas as veias e tendões, porque há um limitações na quantidade de produto que se é recomendado aplicar nas mãos. O objetivo, é tornar a transição entre veias e tendões mais suave.
CONTRAINDICAÇÕES:
Doenças autoimunes, infecções locais, gravidez e reação alérgica à hidroxiapatita de cálcio.
Para aqueles que além de perda de volume nas mãos, também possuem manchas, há uma gama de recursos para tratar essa oeke, entre eles, podemos utilizar peelings como fenol light ou peeling de ácido tricloacético (TCA), dependendo de cada caso.
Para saber mais sobre a Hidroxiapatita de cálcio e seu uso no rejuvenescimento das mãos, leia aqui. E sobre o ácido hialurônico para mãos, leia aqui.
Para consultar valores e fazer um agendamento, clique aqui.
REFERÊNCIAS:
Identification of a suitable layer for injecting calcium hydroxylapatite fillers in the Available: hands. https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1748681520305246
Revitalizing Hands: A Comprehensive Review of Anatomy and Treatment Options for Hand Rejuvenation. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC10063163/
