top of page
Buscar

Excesso de vitaminas do complexo B

Atualizado: 30 de ago.


ree

Algumas pessoas pensam equivocadamente que por ser vitamina, quanto mais melhor. Mas essa não é a verdade. O excesso de vitamina pode ser prejudicial, mesmo se tratando de vitamina hidrossolúvel, que é caso das vitaminas do complexo B.


É verdade que por serem vitaminas hidrossolúveis, dificilmente haverá excesso que causará riscos para a saúde, uma vez que são liberadas pela urina, fezes e transpiração. Excessos orais da vitamina só ocorrem caso o paciente realiza ingestão em quantidades muito elevadas, por exemplo 100x mais do que o recomendado, o que é muito difícil de acontecer através da alimentação.


Alguns sinais de excesso seriam dores de cabeça, convulsões, fraqueza muscular, arritmia cardíaca, reações alérgicas, rubor na pele, neuropatias. Porém esses achados são mais comumente encontrados em superdosagens por vias parenterais (intravenosa). Embora seja difícil uma superdosagem vitaminas por meio da alimentação, isso pode ocorrer também pela SUPLEMENTAÇÃO. E aí é que mora o perigo, pois os suplementos vitamínicos são acessíveis a qualquer um que queira compra-los.


Cada vitamina tem sua especificidade e algumas podem ser tóxicas quando em excesso, além de alterar o metabolismo e exigir muito trabalho do fígado. Por isso, convém equilíbrio na suplementação. Na maioria das vezes, uma alimentação equilibrada e saudável já é suficiente para suprir todas as necessidades de vitaminas e minerais do organismo e dificilmente precisará de suplementação.


Então a suplementação só deveria existir em casos específicos, e sob a indicação de um profissional da saúde, pois o excesso vitaminas não traz efeitos positivos para o paciente, o ideal é adequar a quantidade de vitaminas de acordo com a real necessidade do paciente. A suplementação é bem vinda para a correção de uma deficiência apresentada em exames de sangue ou também quando o profissional de saúde identifica alguns problemas que podem estar correlacionados à própria deficiência ou eventualmente quando há falta de biodisponibilidade de uma vitamina.


Portanto é preciso saber o estado de saúde da pessoa. As vitaminas do complexo B podem ser benéficas para pessoas com uma função renal normal, mas ter um efeito nocivo em pessoas com problemas renais, avisa um estudo publicado no “Journal of the American Medical Association” (JAMA). O consumo de altas doses pelos diabéticos provoca o agravamento de problemas renais e aumenta para o dobro os riscos de doenças cardiovasculares (enfarte do miocárdio e acidente vascular cerebral AVC), ao contrário do que era inicialmente esperado pelos cientistas. Os investigadores afirmam também que os pacientes com lesões renais e que tomam doses elevadas da vitamina deverão suspender imediatamente o consumo deste suplemento.

Quando iniciaram o estudo com doentes renais, os cientistas acreditavam que as pessoas que recebiam terapia com altas doses de vitamina B (ácido fólico, vitamina B6 e vitamina B12) iriam apresentar melhorias na função renal e menos probabilidade de virem a sofrer um enfarte do miocárdio e um AVC quando comparadas com aquelas que recebiam placebo. Mas, surpreendentemente, aconteceu exatamente o contrário. Aquelas que receberam altas doses de vitamina B sofreram um agravamento da função renal e tiveram o dobro dos problemas cardíacos para além de maior incidência de AVC.

A suspeita dos pesquisadora é que como as vitaminas B são solúveis em água, enquanto as pessoas saudáveis expelem as vitaminas em excesso pela urina, os que têm insuficiência renal não são capazes de o fazer, causando os efeitos adversos mencionados.


_______________________________________

Kênia Colares é graduada em Nutrição, Biomedicina com habilitação em Estética, Ciências Biológicas e pós- graduação em Fitoterapia, Procedimentos Estéticos Injetáveis, Nutrição com Ênfase em Obesidade e Emagrecimento, Nutrição Clínica, Estética e Cosmetologia e Literatura Infantojuvenil. É também Técnica em Paisagismo pelo INAP e nas horas vagas adora projetar jardins e escrever livros para a infância. Já publicou 33 obras literárias para a infância, algumas inclusive, com foco em educação alimentar.. E quando sobra tempo, ainda produz novos títulos.



Referências:



Vitamin B and its derivatives for diabetic kidney disease



Cleveland Clinic-Led Study Discovers Link between High Levels of Niacin – a Common B Vitamin – and Heart Disease. https://newsroom.clevelandclinic.org/2024/02/19/cleveland-clinic-led-study-discovers-link-between-high-levels-of-niacin-a-common-b-vitamin-and-heart-disease/



 
 
 

Comentários


© 2024  Kênia Colares

bottom of page