top of page
Buscar

Reduzindo a papada

Atualizado: 30 de ago.

ree

A gordura submentoniana, ou seja, aquela localizada debaixo do queixo, comumente chamada de PAPADA, pode ser formada pelo acúmulo de gordura nessa região, que pode vir ou não acompanhada de flacidez.


Quando essa papada se constitui apenas de gordura ou quando vem associada com flacidez leve, pode ser tratada com intradermoterapia/mesoterapia, que é a aplicação de substâncias no tecido subcutâneo (camada profunda da pele), por intermédio de uma agulha muito fina ou cânula.


No caso da intradermoterapia/mesoterapia para tratamento de gordura localizada, que é o caso aqui abordado, utilizam-se substâncias lipolíticas que geram a lipólise, processo que consiste na quebra do triacilglicerol em moléculas de ácidos graxos e glicerol. Este processo ocorre por intermédio das enzimas lipases, que podem ser ativadas ou inibidas pelas catecolaminas (noradrenalina e adrenalina) e por hormônios (insulina, glucagon e adrenocorticotropina.


No caso de maior flacidez, tratar a gordura na papada, pode evidenciar ainda mais a flacidez já existente. Este ensaio clínico mostrou que não houve nenhuma piora na flacidez da pele que é tradicionalmente uma preocupação quando a gordura é tratada numa zona específica. Entre os participantes do ensaio, a flacidez da pele permaneceu a mesma ou melhorou e foi sugerido que a ausência de exacerbação da flacidez cutânea poderia ser atribuída ao fenômeno da neocolagênese, que foi observada em amostras histológicas após tratamento com ácido desoxicólico. O estudo inclusive, traz dados que indicam que procedimentos de endurecimento da pele para tratar a flacidez da pele não são necessários após a redução da gordura submentoniana. Mas de qualqeur forma, se antes do procedimento já existe uma grande flacidez somado ao acúmulo de tecido adiposo, o mais indicado é a cirurgia plástica.


O que pode se fazer caso a pessoa queira eliminar o excesso de gordura da papada e tenha uma flacidez acentuada, é fazer algum tratamento para flacidez. Nesse caso, minha abordagem é realizar preenchimentos com ácido hialurônico (AH) no ângulo e na linha da mandíbula e no mento (queixo) após a aplicação da enzima. Esses preenchimentos ajudam a disfarçar a flacidez na papada, porque puxam um pouco a pele, melhorando o contorno facial.


Reforço que a enzima redutora de gordura, não irá acelerar o processo de envelhecimento. No entanto, devemos considerar que a flacidez da pele é algo que ocorre naturalmente ao longo do tempo, à medida que os níveis de colágeno na estrutura dérmica continuam a diminuir. Ou seja, depois que você se submete ao tratamento com enzima você continua a envelhecer e perder colágeno e elastina. Dessa maneira, naturalmente, você pode começar a notar alguma flacidez na parte inferior do rosto e pescoço no futuro devido a esse processo.


De qualquer forma, é preciso obviamente, examinar o paciente para saber se há indicação ou não do uso de enzima. Sendo indicado, o tratamento é feito em algumas sessões. Normalmente 2 ou 3, dependendo de cada caso. Algumas pessoas podem ter mais acúmulo de tecido adiposo nessa região ou menos, além de fatores como idade, estilo de vida, que influenciam na resposta do organismo, requerendo mais ou menos aplicações. No geral, a maioria das pessoas responde bem à enzima.


Abaixo antes e depois (após 4 meses ) de paciente do sexo feminino, idade 55 anos,  Número de sessões: 5, Dose total: 22,0 ml.


ree

Fonte: Universidade da Colúmbia Britânica, Vancouver/ Canadá



Para aplicar utilizo uma cânula, que não possui a ponta cortante como a agulha. Assim ela desliza debaixo da pele, na camada de gordura, sem lesar vasos e nervos (evita-se parestesia do nervo mandibular marginal). A aplicação em si não dói, pois é feito anestesia no local. O que ocorre sempre após a aplicação é o edema (inchaço) significativo, que vai reduzindo dia após dia e desaparece na maioria das vezes em cerca de uma semana. Após a aplicação coloco uma fita micropore larga de modo a reduzir e disfarçar o inchaço. Inclusive o ideal é o que o paciente faça esse tratamento num momento que possa ficar em casa (férias ou ou feriado prolongado), porque queira ou não pra muitas pessoas é desconfortável sair com a fita na papada, mas há quem não se incomode. Eu sou uma delas, já apliquei em mim e saí normalmente com meu curativo, mesmo porque ele é da cor da pele que é bem discreta, mas isso vai de cada um.


ree

Após a aplicação, ainda que se esteja em casa, não é recomendada atividade física intensa na primeira semana, pois com a vasodilatação provocada pelo exercício, aumenta-se o inchaço. Além do inchaço, outros feitos colaterais leves e de auto resolução e efeitos adversos graves, são raros. Quando aplicada em homens, pode ocorrer alopécia no local/barba. Embora a incidência seja rara, já houve casos reportados de alopécia transitória no local. O mecanismo de perda capilar induzida pela enzima no local, ainda não foi elucidado, mas na maioria dos casos reportados, depois de alguns meses o crescimento de pelo no local, voltou a acontecer.


Quanto à duração do efeito, um estudo afirma que ele pode se manter por até 4 anos após a última sessão. Mas observe bem: "até 4 anos", não significa que irá durar necessariamente 4 anos. Há uma série de variáveis, como o estilo de vida, o metabolismo, o possível ganho de peso posterior, inflamações entre outros. Nunca podemos perder de vista o fato de que cada pessoa é única e um medicamento nem sempre se comporta da mesma forma para todos.


Em tempo, vale salientar que nem todo mundo pode se submeter ao tratamento. As contraindicações são: gravidez e amamentação, distúrbios hormonais agudos/não tratados (por exemplo, doença da tireoide não tratada, doença orgânica avançada (por exemplo, insuficiência renal/hepática), alergia à substância ou materiais necessários para o procedimento (lidocaína), doença autoimune grave, imunossupressão, infecção ativa no local e Transtorno Dismórfico Corporal (TDC).


Para mais informações e agendamento, clique aqui.


______________________________________________________________________

Kênia Colares é graduada em Nutrição, Biomedicina com habilitação em Estética, Ciências Biológicas Pedagogia, Teatro e pós- graduação em Fitoterapia, Procedimentos Estéticos Injetáveis, Nutrição com Ênfase em Obesidade e Emagrecimento, Nutrição Clínica, Estética e Cosmetologia e Literatura Infantojuvenil. É também Técnica em Paisagismo pelo INAP e, nas horas vagas adora projetar jardins e escrever livros para a infância. Já publicou 33 obras literárias para a infância, algumas inclusive, com foco em educação alimentar.. E quando sobra tempo, ainda produz novos títulos.





 
 
 

Comentários


© 2024  Kênia Colares

bottom of page