top of page
Buscar

RETOQUE DE BOTOX: O QUE É E O QUE NÃO É E QUAIS OS RISCOS

Atualizado: 30 de ago.



ree


O retoque ou complementos de dose com toxina botulínica é um tema bastante polêmico. Alguns profissionais optam por depois de 15 dias, fazer o retoque. Ocorre que as pesquisas mostram que nova aplicação de toxina botulínica não deveria existir num período inferior a 3 meses. Inclusive, a marca de toxina mais conhecida, a BOTOX, orienta em sua bula que o ideal seria aguardar no mínimo 3 meses para uma nova aplicação. E se possível, aumentar, o quanto possível o intervalo entre uma aplicação e outra.


Dessa forma, o que é chamado RETOQUE só deveria ser feito em último caso, como quando da ocorrência de assimetria muito perceptível, quando uma sobrancelha fica elevada e a outra não ou ambas ficam muito arqueadas e o paciente quer abaixar.



ree

Exemplo de assimetria que justificaria o "retoque"



Por isso, o ideal é que a aplicação seja o mais bem planejada possível, para evitar qualquer necessidade de correção num curto espaço de tempo, para que assim o paciente não venha se tornar imune à toxina, ou seja, criar anticorpos contra a toxina botulínica de modo que ela não faça mais efeito. E certamente não é isso que ninguém deseja.


Abaixo compartilho o vídeo da Dra. Priscila, com uma fala muito sincera a respeito do assunto.





Não só ela, mas outros profissionais também, baseados em EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS, entendem que aplicações de reforço, devem ser evitadas, sempre que possível.


ree

Como mencionei mais acima, eu também acredito que o retoque, não deveria existir, mas caso um paciente meu venha ter uma assimetria muito grande, não seria nada agradável deixá-lo por 3 a 4 meses (tempo médio de duração do efeito da toxina) tendo que se olhar no espelho com uma aparência estranha. Portanto, só nesses casos, vale à pena correr o risco de de gerar uma resistência ao fármaco. Fora isso, não há necessidade, mesmo porque o objetivo do retoque é justamente corrigir possíveis assimetrias e caso elas não existam, não há retoque. É importante, estar ciente de que assimetrias podem existir antes da aplicação do Botox, como uma característica da própria pessoa, por isso é importante fazer o registro fotográfico antes da aplicação a fim de certificar se a alegação de uma assimetria posterior à aplicação é de fato, fruto da aplicação da toxina ou se ela existia antes.


Portanto, ao contrário do que algumas pessoas possam pensar, o retoque não é um retorno para aplicação de mais toxina na pessoa, não é uma dose de reforço, como se isso fosse trazer benefícios para a duração do efeito, porque o que ocorre é exatamente o contrário, já que aumenta as chances de se ficar imune à ação da toxina botulínica.


Inclusive se o efeito da toxina dos meus pacientes terminar por algum motivo, antes dos 3 meses, e algum deles queira contratar nova aplicação , eu não faço de imediato, mas espero os 3 meses que é o mínimo recomendados pelo fabricante (Allergan) da marca Botox que é com a qual costumo trabalhar. Inclusive a marca Botox incentiva estender o máximo possível, o espaço entre uma aplicação e outra ( 6 meses, se possível).... por isso, alguns profissionais só fazem nova aplicação ao completar 6 meses, como é o caso desse cirurgião plástico.





Espero que estas informações tenham esclarecido algumas de suas dúvidas.



_____________________________________


Kênia Colares é graduada em Nutrição, Biomedicina com habilitação em Estética, Ciências Biológicas Pedagogia, Teatro e pós- graduação em Fitoterapia, Procedimentos Estéticos Injetáveis, Nutrição com Ênfase em Obesidade e Emagrecimento, Nutrição Clínica, Estética e Cosmetologia e Literatura Infantojuvenil. É também Técnica em Paisagismo pelo INAP e, nas horas vagas adora projetar jardins e escrever livros para a infância. Já publicou 33 obras literárias para a infância, algumas inclusive, com foco em educação alimentar.. E quando sobra tempo, ainda produz novos títulos.











 
 
 

Comentários


© 2024  Kênia Colares

bottom of page